testeira
 
HOME | A EMPRESA | NOSSOS SERVIÇOS | PARCEIROS | CONTATO
 
 
  NOTÍCIAS  
  voltar

06/05/2013 -

São Paulo 06/05/2013

 

Artigo da Revista Exame de 28/04/2013
Todo mundo quer contratar gerentes de projeto
Responsável por assegurar a entrega das diversas obras em andamento no Brasil, o gerente de projetos é o profissional que tem vaga em praticamente todos os mercados.
Construir uma plataforma de petróleo, colocar um estádio de futebol de pé, fabricar um novo modelo de avião, levar ao ar um novo software corporativo. A rotina de um gerente de projetos inclui tarefas tão complexas e abrangentes como essas. É ele quem garante que tudo será entregue no prazo prometido, dentro do orçamento previsto, utilizando os recursos certos e com o mínimo de risco possível.
De acordo com o Project Management Institute (PMI), serão criados 13 milhões de novos postos para gerente de projetos globalmente até 2020.
O Brasil tem a quinta maior demanda por gerentes de projetos do mundo. O custo médio de um profissional dessa área gira em torno de R$ 12 mil mensais, podendo, em alguns caos, atingir até R$ 50 mil, pois, “o que determina o valor é a experiência da pessoa e o quanto ela pode trazer de retorno para a empresa”, diz Lucas Toledo, gerente executivo da Michael Page. Uma entrega antecipada de um grande projeto pode significar uma economia de milhões.
Comenta-se que, será implementada uma parceria entre a Universidade de Manchester (catalisada pela inciativa da Rolls Royce) com a FGV, a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro para trazer ao Brasil um programa diferenciado de formação de gerente de projetos até meados de 2014, embora, em nosso mercado, já tenhamos vários cursos de certificação (diferentes níveis e modalidades), cujo crescimento foi de 80% nos últimos cinco anos.
Mas, se a certificação ajuda a abrir portas, o sucesso de um gerente de projetos na carreira depende de um conjunto mais amplo de fatores. O conhecimento das ferramentas e das técnicas de gestão de projetos é só uma parte do pacote. Além da capacidade de aplicar esses recursos, o bom gerente de projetos precisa de habilidades interpessoais, como capacidade de liderança, comunicação, negociação e empatia.
“Saber lidar com gente é fundamental, pois quem entrega o projeto não é o gerente, é a equipe”, diz Alex Julian, de 35 anos, gerente de projetos, programas e portfólio do Citibank (Pós-graduado em gerenciamento de projetos pela Fiap e certificado em project management professional (PMP) pelo PMI), ele acredita que o bom gerente de projetos não é aquele que só controla planilhas, mas quem se comunica bem com o time, entende seus problemas e ajuda a resolvê-los.
                “Não adianta fazer um relatório gigante de andamento do projeto para um diretor que vai ler no Blackberry”, diz Alex.
Segundo Ricardo Vargas, de 40 anos, diretor do Grupo de Práticas de Gestão de Projetos Sustentáveis do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas, “O técnico não precisa ter sido o jogador mais brilhante. Ele tem de entender como o jogo é jogado e criar modelos de incentivo para que os jogadores trabalhem como um grupo, e não como um bando desordenado”


 
R. Jandiatuba, 143 - Morumbi - CEP: 05716-150 – São Paulo - SP – Brasil
Tel: +55 (11) 2384-4425 / Cel: +55 (11) 984-470-228
contato@nimitzconsultoria.com.br
2013© - Nimitz Consultoria Empresarial Ltda - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: 5ª Ciência PPM