testeira
 
HOME | A EMPRESA | NOSSOS SERVIÇOS | PARCEIROS | CONTATO
 
 
  NOTÍCIAS  
  voltar

13/03/2018 - BNDES anuncia novas condições de financiamento e define áreas prioritárias para o desenvolvimento

 

BNDES anuncia novas condições de financiamento e define áreas prioritárias para o desenvolvimento

 

Em 06/03/2018 o BNDES anunciou alterações nas suas Políticas Operacionais além de ratificar a vigência da TLP!

De acordo com essas novas medidas, ainda não regimentadas oficialmente pelo BNDES, os Spreads (taxa de remuneração do BNDES) serão menores em inovação, segurança pública, saneamento, energias alternativas, meio ambiente, qualificação profissional e tratamento de resíduos.

Os prazos (carência e amortização) também seguem a linha de alterações, para melhor, e serão alongados, e participação do BNDES, nas operações poderá chegar a até 100% em projetos para MPMEs.

Sobre as taxas (spread):

Ø  As taxas cobradas pelo BNDES cairão de 1,7% ao ano para 0,9% a.a em projetos nas áreas de segurança pública, inovação, meio ambiente, energia solar, saneamento, tratamento de resíduos sólidos e qualificação profissional.

Ø  Nos demais casos, os spreads podem chegar a até 2,1% a.a, com faixas intermediárias de 1,3% a.a. e 1,7% a.a.

Sobre os prazos:

Ø  Outra mudança relevante é o alongamento dos limites para estabelecimento de prazos, tanto de carência quanto de amortização, que irá beneficiar, sobretudo, os financiamentos a projetos de infraestrutura. Investimentos em ferrovias, rodovias, hidrovias e mobilidade urbana poderão ter prazos de até 34 anos.

Ø  Mais três faixas de prazo: podem chegar a até 24 anos, projetos de energias alternativas, portos, aeroportos, exportação e desenvolvimento regional. Financiamentos a educação, saúde, segurança e telecomunicações, entre outros, têm prazo de até 20 anos.

Nota 1: destacamos os projetos de energia alternativa (principalmente projetos de energia eólica e fotovoltáica) e desenvolvimento regional (onde se encaixam os projetos de tratamento de resíduos sólidos) cuja viabilidade (payback dos projetos) sempre se mostrou uma barreira aos investimentos, que, com as novas condições (taxas e prazos) se justificam plenamente!

BNDES também passará a calcular o percentual máximo de participação dos seus financiamentos com base no investimento total do projeto, e não apenas em cima dos itens financiáveis.

      Nota 2: Com a nova política, o projeto a ser desenvolvido poderá ter seu financiamento completo!!!

A Nimitz está capacitada a desenvolver e coordenar as atividades de sua necessidade para encontrar as soluções de cadastro de empresas e equipamentos (caso sua empresa queira se enquadrar com produtos que atendam as demandas de mercado, no ãmbito dos financiamentos da Finame), bem como nos estudos para enquadramento das operações de financiamentos de expansão, ampliação, implementação ou modernização de seus negócios.

Fique atento e, em caso de dúvidas, consulte-nos!

 



 
R. Jandiatuba, 143 - Morumbi - CEP: 05716-150 – São Paulo - SP – Brasil
Tel: +55 (11) 2384-4425 / Cel: +55 (11) 984-470-228
contato@nimitzconsultoria.com.br
2013© - Nimitz Consultoria Empresarial Ltda - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: 5ª Ciência PPM